domingo, 20 de março de 2011

Reviver é viver! Palestra Ayrton Senna do Brasil - Rede EAS - 2006

Última semana do mês de abril de 2006, alguns dias antes de completar 12 anos da morte do Ayrton, fiz a minha maior homenagem pessoal ao piloto. Durante os 5 dias da semana, apresentei a palestra Ayrton Senna, 12 Anos de Saudades na rede de escolas brasileiras no Japão Alegria de Saber, da qual trabalho até hoje. Foram 4 apresentações diárias, duas pela manhã e duas a tarde, dividindo os alunos por idade. Após o primeiro dia de apresentações em Toyota, usei outra abordagem na palestra para as crianças, pois ela durava quase duas horas. Resolvi brincar mais com a criançada, e fiz elas participarem de certa forma. Elas gritavam e torciam pelo piloto nos vídeos que eu passava. Desta forma fui nas cinco unidades da escola, sempre com uma palestra de duas horas de duração para os alunos do Ensino Fundamental e Médio, e uma de meia hora, mais interativa, para os alunos do infantil. Apresentei as palestras nas unidade de Toyota, Hekinan, Hamamatsu, Toyohashi e Suzuka. Em Suzuka eu fechei em grande estilo as palestras, pois a unidade da EAS na cidade fica a pouco mais de um quilômetro do autódromo, a meia quadra da avenida que segue até a pista. Foi emocionante demais falar das conquistas e batalhas contra o francês Alain Prost, praticamente ao lado do palco.

A mídia esteve presente, e a Revista Japan Total, através do jornalista Antonio Carlos Bordin fez a cobertura, além do jornal International Press, ambos extintos. Um mês depois e eu estreava como colunista na revista Japan Total, e posteriormente ao final do ano, como todos da equipe fui levado para a revista Look, que fechou as portas no início de 2009 em virtude da crise mundial. Esteve presente também o amigo Edson Xavier pela IPC Globo Internacional fazendo a cobertura.



Além da palestra em si, levei também um acervo com miniaturas dos carros usados pelo Ayrton na F1, revistas, livros, bonés e outros objetos relativos ao campeão. Eram peças de minha coleção pessoal e alguns pais de alunos e amigos que emprestaram algo que tinham. Se fosse no Brasil o acervo que possuo lotaria o local de apresentações.


Os alunos capricharam na decoração, o Ayrton e a Mclaren de 1993 foram feitos com muito carinho pelos alunos da EAS Toyohashi.

Abaixo, alguns dos belos trabalhos. (Fotos feitas na unidade de Toyohashi)













Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...