sábado, 23 de julho de 2011

Sid Mosca - Homenagem ao criador da "cara" do Senna em uma corrida.

O blog Ayrton Senna do Brasil presta uma sincera homenagem ao homem que foi o criador da "cara" do Ayrton Senna dentro de um carro de Fórmula 1. Sid Mosca, como era conhecido, criou a maravilhosa pintura do capacete do Ayrton Senna. A pintura foi criada inicialmente para a equipe brasileira que participou de mundiais de kart no início dos anos de 1980, do qual tinha o Ayrton Senna como um dos pilotos. O Ayrton gostou tanto da pintura amarela com listras azuis e verdes com contornos brancos sutis que passou a adotar a pintura definitivamente.
Sid Mosca faleceu aos 74 anos no último dia 20 de julho, após lutar durante dois anos contra um câncer na bexiga. Fica aqui nossa homenagem, em fotos obtidas no site do grande artista, www.sidmosca.com.br e vídeos de entrevistas na qual o Sid conta passagens ligadas à pintura do capacete do Ayrton e demais pilotos.



Sid Mosca pintou capacetes de quase todos os pilotos brasileiros que passaram pela F-1 e diversos outros que competiram até na F-Indy. Pintou também os carros da antiga equipe Fittipaldi e diversos outros bólidos da F1, como a Lotus de Mario Andretti por ocasião do GP Brasil de 1977. O finlandês Mika Hakinen e o Alemão Michael Schumacher estão também entre os clientes famosos do artista brasileiro.

Segue abaixo o currículo de vitórias que este mestre ajudou a embelezar durante a carreira de diversos pilotos brasileiros e até estrangeiros:

Campeão Mundial de F-1 em 1972 e 1974 com Emerson Fittipaldi.
Campeão Mundial de F-1 em 1981, 1983 e 1987 com Nelson Piquet.
Campeão Mundial de F1 em 1988, 1990 e 1991 com Ayrton Senna.
Campeão Mundial de F1 em 1982 com o finlandês Keke Rosberg.

Campeão Mundial de F-Indy em 1989 com Emerson Fittipaldi.
Campeão das 500 Milhas de Indianápolis em 1989 e 1992 com Emerson Fittipaldi.

Campeão Mundial de Marcas com Raul Boesel em 1987.



Capacete especial em comemoração aos 50 anos da criação do Campeonato Mundial de F1. Série limitada da qual apenas 50 peças foram produzidas, encomendadas por Bernie Ecclestone, entregue para os campeões até então e personalidades do esporte.

Vídeo que mostra Sid Mosca pintando o capacete do Ayrton!

Sid Mosca falando da criação do capacete do Ayrton

Sid contando sobre o capacete com pintura especial de aviões de guerra do Ayrton

Entrevista para o Reginaldo Leme, dividido em duas partes.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...