terça-feira, 6 de março de 2012

Lembranças de Suzuka

No dia 03 de março estive em Suzuka para acompanhar as festividades do aniversário de 50 anos da mística pista japonesa. O palco que coroou quatro títulos mundiais do Brasil, sendo uma conquista de Piquet em 1987 e as três do Senna em 1988, 1990 e 1991, trouxe doces e amargas lembranças na minha mente. A época, eu era apenas um garoto fã de corridas, que pedia para meu pai ficar acordado comigo nas madrugadas de sábado para domingo para ver os pegas decisivos para o Brasil.

Ter hoje a oportunidade de pisar o asfalto da pista japonesa foi extremamente prazeroso. Estar ali, onde a história foi escrita, e ainda por cima, vendo máquinas do passado em ação, foi realmente um presente.

As lembranças, apesar de doces, guardam um gosto amargo. Esteve presente no evento a McLaren MP4/5, com a qual o francês Alain Prost, através de manobras de bastidores garantiu o título com a ajuda do padrinho Jean Marie Balestre. Senna, com um carro idêntico, venceu a corrida, mas foi desclassificado por supostamente ter cortado a chicane, após o Prost jogar o carro em cima do brasileiro deliberadamente.

Mas o carro é belo, formidável, e observar a McLaren nos boxes, ainda sem a carenagem, no melhor estilo dos anos da década de 1980, não tem preço.

McLaren MP4/5 nos boxes de Suzuka

 
Takuma Sato pilota a McLaren algumas horas depois.

Outro ponto a ser levado em conta, foi a tal da mudança da posição de largada, Senna, o pole, tanto em 1989, quanto no ano seguinte - o da desforra - a posição de largada do pole-position era do lado sujo da pista, o que o fez perder o primeiro posto nas duas oportunidades, e que de fato, mudou a história das provas e do campeonato.

A posição preferida de Ayrton Senna, hoje do lado limpo da pista.

 A posição habitual do Prost quando os dois competiam na F1, do lado interno da pista de Suzuka, o lado sujo, na verdade foi deste lado que ficava a pole-position que acabava por penalizar o piloto mais rápido.

 O reformulado cotovelo de Suzuka, palco da polêmica batida de 1989, na qual o Prost fechou o Senna e abandonou. Senna voltou para a disputa, venceu, mas lhe arrancaram a taça. Hoje não existe mais o caminho seguido por Senna no tal "corte" da chicane.

 Uma volta no tempo, carro maravilhoso!

  O final da reta de Suzuka, onde Senna deu o troco em um forte acidente onde pegou o Prost pelo meio, já competindo pela Ferrari. É inacreditável que o brasileiro desceu esta reta e não freou!



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