segunda-feira, 22 de abril de 2013

GP de Portugal de 1985 - 28 anos da primeira vitória de Ayrton Senna!

Há exatos 25 anos, o brasileiro Ayrton Senna vencia a primeira corrida da carreira, em prova disputada no autódromo do Estoril, em Portugal, que naquele dia estava debaixo de um enorme aguaceiro.

Com a Lotus Renault Turbo, Ayrton marcou a primeira pole-position da carreira, nesta que era a segunda etapa do campeonato. Após abandonar a etapa de abertura no Brasil, Senna estava determinado a vencer logo pela equipe inglesa. Era a segunda temporada do piloto na Fórmula 1, e a chuva durante a prova garantiu a igualdade de condição (ou desigualdade) para o brasileiro, que já tinha reconhecido nesta época o talento de dirigir no molhado, vide a atuação do piloto com a Toleman-Hart no GP de Mônaco no ano anterior, em que só não venceu por causa da interrupção da prova.

Para os mais jovens entenderem melhor, o desempenho da Lotus do Ayrton na época se assemelhava muito ao da Mercedes nesta temporada, ou seja, era boa de treino, mas não tinha ritmo e equilíbrio para vencer corridas com consistência.


Partindo da pole, o brasileiro foi soberano, e liderou de ponta a ponta. Apesar do domínio, o piloto teve uma pequena saída de pista que não foi captada pelas câmeras, e que segundo o próprio brasileiro, poderia ter terminado prematuramente ali a sua corrida, como diversos outros pilotos, que simplesmente aquaplanavam em plena na reta, como no caso do francês e futuro rival Alain Prost, que seria campeão no final do ano pela McLaren.

Senna liderou de ponta a ponta, marcou a melhor volta da prova e iniciou a série que teve 41 vitórias registradas em dez temporadas completas e três GPs em 1994. Ainda na corrida portuguesa, Michele Alboreto da Ferrari foi o segundo colocado, chegando um minuto atrás do brasileiro, e Patrick Tambay da Renault, o terceiro, tomou uma volta do Ayrton.

Há 28 anos, direto dos anais do esporte.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...